Onde estão os Podcasts?

Bons podcasts em língua portuguesa? Posso ser eu que não estou sabendo procurar, mas não tenho achado nada realmente interessante pra ouvir. Boas promessas como o Foocast, do Og e do Kurt Kraut, que parece que não engrenou (ainda, espero, já que é consenso que os caras têm o que dizer). Ou, para exemplificar o caso em outra área: o Radar Pop era ótimo no assunto cultura pop. Era. Acontece que criar um bom podcast não é simples. Hardware não é problema, já que uma boa máquina com uma placa de som e um microfone minimamente decente dão conta do recado. Mas e aquela coisinha tão em falta hoje em dia nas nossas aceleradas vidas? O tal do tempo. Mesmo se você for ficar horas falando besteira sozinho, vai precisar gastar um bom tempo trabalhando no Audacity, para melhorar ou incrementar o audio. Outros problemas aqui: 1) o Audacity é praticamente o único software de edição de audio para Linux que não assusta os não-profissionais. Programas específicos para podcast eu não conheço. 2) Geralmente é só falação mesmo, já que você não pode (ou não deve) inserir qualquer música incidental no seu programa. Copyright, aquela coisinha pé-no-saco.

Uma pena. Dada a falência das rádios no Brasil, só me sobraram minhas muitas músicas pra encher o mp3 player. Mas pra quem ainda queira se aventurar, tá aqui um ótimo link que eu achei no Lifehacker: 70+ podcasting tools and resources. Não tenha dúvida: se você tem o que dizer, nós queremos te ouvir.

podcast1.png

Anúncios

2 comentários em “Onde estão os Podcasts?

  1. Cara… um bom podcast é o NerdCast do Jovem Nerd. Dá pra rachar de rir ouvindo as besteiras que os caras mandam.

    Agora sobre música incidental, uma boa alternativa seria utilizar músicas sob licença creative commons. Um bom site para encontrar é o Jamendo (www.jamendo.com/pt).

    Falei sobre ele no meu blog ontem (http://riffsesolos.blogspot.com/2007/07/jamendo-abra-seus-ouvidos.html), e sei de um programa específico para podcasts e programas de rádio chamado PodProducer, mas não tenho certeza se ele é mesmo opensource, embora seja freeware.

    Então, com isso e umas boas idéias, dá pra criar um podcast bacana (em tempo, estou indo ouvir os programas que você recomendou). Abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s